quinta-feira, 25 de junho de 2009

A Razão da Nossa Fé - parte 5


55. Que é sacramento ?
É uma ordenança sagrada instituída por Cristo, para simbolizar, selar e aplicar ao crente os benefícios da salvação. Cristo instituiu dois sacramentos:
O batismo e a Santa Ceia conforme está em Mt 28.19 que diz — Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
E em Mt 26.26-30, lemos a respeito de Jesus instituindo a Santa Ceia.
56. O Que é o Batismo?
É um Sacramento que consiste no derramamento de água sobre a cabeça do balizando, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, indicando a recepção solene da pessoa batizanda na Igreja e selando a sua união com Cristo.
57. Por que a Igreja Presbiteriana não batiza por imersão?
Porque há relatos e circunstâncias, na Bíblia, que nos levam a concluir que o Batismo bíblico não era aplicado por imersão. Vejamos algumas passagens a esse respeito:
1. João Batísta, por acaso, conseguiria imergir no Jordão as multidões que iam ter com ele? Mt 3:5-6 — Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
2. Onde, em Jerusalém, os Apóstolos conseguiriam água para imergir três mil pessoas, no dia de Pentecoste? At 2:41— Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
3. Paulo foi balizado dentro da casa de Judas, conforme está relatado em At 9:10-19. Haveria ali algum tanque, onde ele pudesse ser imerso?
4. O carcereiro de Filipos foi batizado por volta da meia noite, depois de um terremoto que fendera as paredes da prisão (At 16.23-33). É possível pensar em imersão num caso como este?
58. Quais são as bases bíblicas do Batismo por aspersão?
São muitas. Mencionaremos aqui apenas algumas:
1. As profecias sobre a nova aliança, a dispensação da graça, falam da purificação dos povos pelo derramamento de água sobre eles, numa alusão que inclui o Batismo cristão.
Ez 36:25 diz assim — Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
Is 44:3 — Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes.
2. A palavra grega baptismos (=batismo, em português) é usada pelo Autor da Epístola aos Hebreus (9:10), quando fala das abluções que se faziam no Velho Testamento.
Essas abluções eram feitas por aspersão (Hb.9:19-21; Nm.8:7). Se, no Antigo Testamento, as abluções eram por aspersão, por que teriam de ser diferentes no Novo Testamento?
O dicionário Aurélio diz o seguinte sobre ablução: Ato ou efeito de abluir(-se); lavagem: "banhou o rosto e as mãos na água fresca do rio, e como se a ablução lhe desse um novo batismo de crença e de fé, sentiu-se são." (Inglês de Sousa, O Missionário, p. 252).
3. O Batismo com o Espírito Santo, nas Escrituras, é descrito como um derramamento (Is.44:3; J1.2:28-29; At. 2:18-33; 10:45; 11:15-16).
E Jesus disse aos Seus discípulos "João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis balizados com o Espírito Santo" (At 1:5).
Se o Batismo com o Espírito Santo significa que o Espírito é derramado sobre as pessoas, podemos deduzir que o batismo com água também deve ser feito mediante derramamento de água sobre os balizados.
4. No Batismo a água é apenas símbolo, como também é o pão e o vinho, na ceia do Senhor. Logo, não importa a quantidade de água usada no Batismo
59. As crianças também devem ser batizadas?
Sim. Na antiga dispensação, elas faziam parte da Igreja, sendo recebidas pelo rito da circuncisão. E a Igreja de Deus é uma só. No capítulo 11 da carta aos Romanos, Paulo emprega a figura da oliveira para representar o antigo povo de Deus.
Paulo diz que os judeus incrédulos foram cortados da oliveira e que os gentios crentes são enxertados nela. Deste modo, o antigo povo de Deus, que foi os judeus, e o novo povo de Deus, constituído também pelos gentios, formam uma só árvore.
Assim, como as crianças faziam parte da Igreja, na dispensação judaica, elas devem fazer parte da Igreja na dispensação da nova aliança.
No Antigo Testamento, as crianças eram recebidas na Igreja pelo rito da circuncisão (Gn 17:9-14, 23, 27; Lv 12;3). No Novo Testamento, as crianças são recebidas na Igreja pelo Batismo, que substituiu a circuncisão (G 12:11-12).
Na dispensação da Lei, a criança que não fosse circuncidada, era eliminada do povo de Deus (Gn.l7:14). O crente, na dispensação do Novo Testamento, que não apresenta seus filhos para o Batismo, está quebrando a aliança com Deus e cometendo pecado.
60. Mas, as crianças crêem?
Os textos bíblicos que falam da fé como pré-requisito para receber o Batismo, não se referem às crianças. A prova é que Marcos (16:16), depois de citar as palavras de Cristo — "quem crer e for batizado será salvo" — registra também > "quem, porém, não crê, será condenado".
Ora, se as crianças não são capazes de crer e, por isso, não podem ser batizadas, elas estariam condenadas. No entanto, Jesus afirmou: "... das tais é o reino de Deus", falando isso sem qualquer referência à fé...
61. Há, no Novo Testamento, registro de Batismo de criança?
O Novo Testamento registra o Batismo de cinco famílias inteiras. Por exemplo, At 16.14-5 registra assim — Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.
Será que nessas famílias não havia crianças? Além disso, a história da igreja registra que Orígenes, um teólogo da Igreja Primitiva, relata que os Apóstolos balizavam as crianças.
62. O que significa a Ceia do Senhor?
A Ceia do Senhor é o sacramento que comemora e proclama o sacrifício único, perfeito e completo que Cristo fez, para a nossa redenção.
Ela se caracteriza por apresentar uma ou mais verdades espirituais mediante sinais visíveis e externos. A Ceia do Senhor é uma representação simbólica da morte de Cristo (1 Co 11:24-26).
Assim, ao comemorarmos a Santa Ceia, estamos nos referindo a um símbolo de nossa participação no sacrifício e na vitória de Cristo (Jo.6:53).
A Santa Ceia é também um símbolo da união espiritual de todos os crentes (l Co.10:17; 12:13). A Ceia do Senhor é um meio de graça, isto é, um meio que Deus usa para nos alimentar espiritualmente, promovendo assim o nosso crescimento espiritual.
63. Que significa a morte para o crente?
A morte física é o meio que Deus usa para revestir o crente da incorruptibilidade e da imortalidade. 1 Co 15:53 — Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
Ou seja, a morte física é o instrumento que Deus utiliza para preparar a nossa alma e o nosso corpo para a vida eterna. Na hora da morte, nossa alma é aperfeiçoada em santidade e entra imediatamente no gozo da vida eterna, na presença de Deus.
Ao morrer, o crente dorme aqui e acorda, no mesmo instante, na presença de Deus. O corpo entra em decomposição e volta ao pó (Ec 12:7), mas ressuscitará no último dia (1 Co 15:35-44).
Assim, para o crente a morte NÃO é mortal.
64. Como o crente deve encarar a morte?
O crente NÃO deve ter medo da morte. Para o servo de Deus, morrer" é partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor" (Fl 1.23). "O morrer é lucro" (Fl 1:21).
Mas o crente NÃO tem o direito de apressar a sua morte, seja por meio do suicídio, ou expondo ao perigo sua vida de modo irresponsavel.
65. O que ocorrerá na segunda vinda de Cristo?
Na Segunda vinda de Cristo, os mortos ressuscitarão (Jo 6:40-44; 1 Ts 4:16), os vivos serão transformados (1 Co 15:51-53), os anjos apóstatas e todas as pessoas que viveram na terra e não receberam a Jesuas serão julgadas (2 Pe.2:4; Jd.6; Mt.25:31-34; Jo.5:28-29; Rm.l4:10-12; 2 Co.5:10; Ap.20:11-13).
Haverá, então, uma separação eterna entre os salvos e os perdidos. Os ímpios irão para o castigo eterno (Mt.25:46) e os salvos reinarão eternamente com Cristo (l Ts.4:17; Ap,21:l-6).
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário